sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

The game of thrones?

No último dia 02 de fevereiro foi o lançamento no Brasil de O Festim dos Corvos (A Feast for Crows), quarto livro da série The Song of the Ice and Fire (que em português virou misteriosamente As Crônicas de gelo e fogo)  de George R.R. Martin no Brasil. A saga que é sucesso em boa parte do mundo já tem 5 livros publicados, um já virou temporada de série da HBO, e 7 estão previstos para completar o épico e olha.... AHHHHH EU ESTOU VICIADA e não isso não foi uma figura de linguagem é a realidade da minha situação.



Claro que nesse estado de espirito seria impossível escrever um post imparcial, isento ou whatever ....vai ser post de viciada mesmo.

O primeiro livro da série, Guerra dos Tronos (The Game of Thrones),  virou série em 2011, produzida pela HBO e foi onde eu conheci a série que  mostrou-se tão fiel quanto possivel para uma obra de tantas minúncias e páginas. Só sucesso viu , gente.

Abertura da séire só pra entrar no clima...



A narrativa é construida através de pontos de vistas dos personagens, o que já diferencia a percepção do leitor, pois eventos acontecem simultaneamente (nas continuações... livros acontecem simultaneamente), segredos são revelados, guerras iniciadas  e nós passamos a acompanhar tudo através da visão dos personagens, que podem ser os  nossos preferidos (ou não). Um universo de fantasia da melhor qualidade é criado  aqui, a história desenrola-se em Westeros e o trono dos  Sete Reinos, que a principio nem parece em perigo, mostra-se como um eterno alvo de disputas.

Logo de inicio conhecemos a família STARK protetores do norte, que tem em seu brasão o lobo gigante e  carregam como lema de sua casa " O inverno está chegando" (winter is comming) .... e vemos o líder da família  Lord Eddard Stark ser transformado em peça chave do jogo dos tronos, antes mesmo que ele seja capaz de recusar, e é aí que a porca torce o rabo e a baixaria toda começa.

Simbolos de 4 das casas (as que tem mais destaque inicialmente)

A forma como os personagens são apresentados e construídos é o que me surpreendeu desde o inicio e o que leva a  uma relação constante de amor e ódio por todas as centenas, que já devem estar virando milhares, de personagens. Escolher uma das casas (famílias ) do reino e torcer por ela, chegando ao cúmulo de discutir com amigos seriamente, é só o começo do vício. Daí, em pouco tempo você terminou e mal consegue aguentar ...você PRECISA do segundo. Sério.

 A série segue, nas traduções já disponíveis, em mais dois volumes enormes e completamente viciantes,  é o tipo do livro que uma vez fisgado você nunca mais vai largar. Parar? Controlar-se? Esquecer? Não é opção. Se deixou seduzir?  Ferrou . Você está fadado a horas e horas de reviravoltas inimagináveis, histórias incríveis e personagens a cada página mais contraditórios e apaixonantes.

Se vocês se acha o espertalhão literário, que sabe tudo que vai acontecer antes de chegar perto de ler efetivamente? Este é o livro certo para você,  pois quando você achar que sacou tudo. Meu caro(a), será muito pelo contrário.

A Fúria dos Reis (A Clash of Kings, segundo livro da saga) e a Tormenta de Espadas (A Storm of Swords, terceiro) são meio que devorados sem muito tempo para mastigação. É uma feitiçaria .

Acabou o livro?  É hora de blogs, fóruns  tecer teorias sobre filiações e mistérios não esclarecidos, formar casais improváveis na sua cabeça , alianças e desavenças e esperar esperar esperar... pelos próximos pontos de vista do jogo dos tronos.

Eu por exemplo pretendo ter meu exemplar do 4° em mãos o mais breve possível, porque o terceiro já acabou e veja bem ...não está fácil. Quero ver o que vai ser quando  sair a tradução do 5°, prevista para julho. Ou quando George R. R. Martin passar 7 ou 10 anos para publicar o próximo, que foi bem o que aconteceu com  o terceiro.




A  2ª temporada da série tem estréia prevista para o dia 02 de abril e vale muito a pena assistir, a produção tem todos os elementos para variados  gostos: sangue, sexo, lições de honra, traições, inteligência e loucura. Ingredientes necessários pra todo mundo amar.... agora é ver (no meu caso rever) a primeira  e esperar pela segunda ansiosamente, que eu tenho certeza é o que vai acontecer.

e oh se vocês já leram ou viram a série ou vierem a ler: manda email , sinal de fumaça, inbox no face que meu esporte favorito é compartilhar o vicio pq....

"When you play the game of thrones you win or you die" ...

6 comentários:

  1. em peça chave do jogo dos tronos antes mesmo que ele seja capaz de recusar e é aí que a porca torce o rabo e a baixaria toda começa.


    HAHAHAHHHAAH é bem assim, mesmo. Os Starks nunca tem descanso. such a shame :(

    Acabou o livro? É hora de blogs, foruns, tecer teorias sobre filiações e mistérios não esclarecidos, formar casais improváveis na sua cabeça , alianças e desavenças e esperar esperar esperar... pelos proximos pontos de vista do jogo dos tronos.

    é ótimo para tentar passar o tempo enquanto o próximo livro não chega, ou série não se inicia.
    Estou até tentanto viciar pessoas aleatórias só para comentar todos os pontos de visto de novo e ter altas discussões sobre os personagens. levar a história a série, colocar personagens da fantasia no mundo atual (ygritte i'm looking to you)

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e não me convenceu muito, achei meio cansativo e não arrisco a ler os próximos (o número de páginas deles não me anima nem um pouco, hahahaha).
    Mas a série é bem legal e muito bem feita. A personagem da Daeneris (?) é foda demais. Quem diria que no final ela não ia chocar apenas a mim e a você, mas também a ovos de dragões, não é mesmo?/
    Ansioso pela segunda temporada :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando li o primeiro já tinha visto a série e por isso perdeu um pouco o encanto e eu demorei mais para terminá-lo ...tenta ler o segundo antes da série. Só como um experimento. Quase certeza de que você se una ao batalhão de viciados. O segundo e o terceiro são muito mais frenéticos e surpreendentes.

      Excluir
    2. Eu não terminei o primeiro, só vi a série, posso ler o segundo s/ medo de ser feliz?

      Excluir
    3. Pode sim...se a narrativa te pegar você vai acabar querendo voltar pro primeiro pra pegar os detalhes, mas com o que foi mostrado na série dá pra ler tranquilamente.

      Excluir
  3. Tenho um problema com fantasias medievais. Não consigo prestar atenção nelas, pois pra mim são muito arratadas e usam tantos elementos que me confundem. Vi os 5 primeiros episódios de Game of Thrones e não consegui me interessar,por esses dois motivos. Não estou tirando o mérito, até pq o enredo é muito bem feito e a produção da HBO é impecável. Mas eu não virei fã.
    http://nossa-caixa.blogspot.com/

    ResponderExcluir