quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agora é moda ter blog de moda...

*look do dia básico pra postar no blog *

Desde os tempos de internet discada e bate papo UOL que eu adoro ler blogs,  de tudo quanto é coisa, de textos pedantes de pseudo escritores cheios de erros de português, passando por reality shows e cultura pop (que em geral são os que mais me interessam).

Houve um época que o legal era ter blog de humor com o mais novo vídeo tosco do you tube e com trocadilhos engraçados, outra época o que mais povoava a blogosfera eram páginas em formato de diário, em que as pessoas contavam suas rotinas e esses eram ao estilo ame-o ou deixe-os, porque ou eram incrivelmente ótimos ou absurdamente tediosos. A onda do momento é ter um blog de moda. É uma febre generalizada.

São páginas que copiam se inspiram grandes páginas "da gringa" que costumavam publicar fotos de looks de pessoas nas ruas e comentá-los , indicá-los ou rechaça-los com requintes de crueldade e dar muitas dicas. A maioria dos estrangeiros pertencem a pessoas que realmente fazem parte do mundo da moda, no Brasil...bem...digamos que 'abrasileirou'.

As versões nacionais misturaram de um tudo, passam por tutoriais , looks do dia e análise de coleções de grandes estilistas e do visual de celebridades. Nessa salada dessa multidão de blogs que tem surgido, tem muita coisa boa ( aqui e aqui) para quem curte o mundo fashion, mas a maioria traz um quê de alienação  tão acentuado que assusta. Parece uma projeção de um mundo tão distante e tão idealizado da realidade dessas blogueiras e do próprio Brasil que alguns que encontrei por aí chegaram a me surpreender.
Socorro!

Parece uma busca insana  por padrões de estilo de vida  fora do alcance, coisa que fica claro quando vemos posts em que a blogueira mostra a coleção completa da channel como se possuísse ela inteira no armário e nos seu look do dia usa uma bolsa da C&A, ou quando tenta fazer um tutorial  em que o resultado é tão amador e assustador que chega a parecer piada.

...
É uma necessidade de fazer parecer, de padronizar, de ensinar  o que cada uma deve escolher independente da personalidade e possibilidades  que me dá calafrios. É muito mais que um repositório de inspirações como deveria ser, é um manual de instruções de como garotas devem ser. O que provavelmente deverá se transformar em uma grande fonte de frustração, tendo em vista que a maioria das leitoras são adolescentes, que  não tem condições financeiras, físicas e geográficas para acompanhar todos os gritos da moda da Semana de Moda de Paris. Acho discutir e estudar qualquer assunto válido, ainda mais um assunto tão presente na vida como a moda, mas um certo cuidado e doses homeopáticas de bom senso nunca saem de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário